A MILENAR ARTE CHINESA DE DONG YUAN





A milenar arte chinesa de Dong Yuan

Centenas de anos antes de os pintores europeus desenvolverem a técnica da perspectiva havia um artista do fim da Dinastia Tang que já produzia verdadeiras obras primas trabalhando com a ilusão de profundidade e distância em suas pinturas de montanhas e rios. Apesar de sua vida ser uma incógnita, seus trabalhos são símbolos da arte milenar chinesa, influenciando gerações. 1050 anos após a sua morte, conheçam Dong Yuan.
 
 
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Bosques no Inverno e colinas em níveis (c. 950) - Dong Yuan - Instituto de Cultura da Antiguidade de Kurokawa - Hyogo - Japão, (Wikicommons).
Dong Yuan (Zhonglingm, Jiangxi c. 900 - c 962.) era nativo da região de Sul Tang, um dos reinos da China no Período das Cinco Dinastias e Dez Reinos, local reconhecido por ser um centro para a cultura e as artes. Pouco se sabe sobre sua vida mas, como era comum na China, provavelmente Dong Yuan era um funcionário do reino – além de atuar como professor de artes - que estudou as artes chinesas anteriores para realizar seu ofício. Se sua vida hoje é desconhecida, sua obra é mais que reconhecida. O artista foi o principal representante da chamada Escola Meridional de pintura de paisagens.
 
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Colinas no verão (detalhe) (c. 950) - Dong Yuan - Shanghai Museum (Wikicommons).
A arte tradicional chinesa originalmente estava fundamentada na arte da caligrafia e se desenvolvia com temas unicamente figurativos através de aplicações em rolos de papel de cânhamo e de seda e nas paredes. No entanto, durante a Dinastia Tang (618-907) – famosa por sua produção em artes, literatura e poesia, além de marcar o ápice da arte budista – o estilo da pintura chinesa sofreu suas primeiras modificações: a natureza passou a merecer a atenção e os olhares dos artistas chineses.
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Montanhas lendárias e densas florestas - Ju Ran, (Wikicommons).
Dong Yuan nasceu durante esse período de ruptura da arte chinesa, mas foi na sua maturidade - durante o referido período das Cinco Dinastias e Dez Reinos (907-960) – que as paisagens se firmaram na produção chinesa. Juntamente com seu discípulo – e futuro parceiro - Ju Ran, o artista foi o fundador da Jiangnan da Paisagem, estilo de pintura que predominou na região do Sul Tang. O estilo é mais conhecido como a Escola Meridional de pintura de paisagens, nome dado posteriormente por historiadores da arte como maneira de diferenciar o estilo de Ding Yuan e a Escola Austral de pintura de paisagem – estilo de pintura chinesa da região Norte do país baseada nos princípios do taoísmo.
Seus trabalhos são reconhecidos pelo estilo elegante das paisagens panorâmicas tranquilas, que sempre buscam enfatizar as belezas e riquezas da natureza local, ou seja, as montanhas e o rio Yang-Tsé na região do Sul Tang. Apesar de pintar predominantemente paisagens, Yuan também é reconhecido por suas pinturas figurativas. Suas obras também mostram a presença humana, de aspecto diminuto em frente à grandiosidade na natureza chinesa. Os seres humanos estão em segundo plano, sobrepujados pelos bosques, montanhas e rios.
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Montanhas no Verão (c.950) - Dong Yuan - Shanghai Museum, (Wikicommons).
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Visão noturna do rio e das montanhas (detalhe) - Dong Yuan, (Wikicommons).
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Paisagem do rio - Dong Yuan - National Palace Museum Beijing, (Wikicommons).
Uma das características da obra de Dong Yuan é a ruptura com uma questão básica do estilo remanescente da Dinastia Tang: o uso predominante das cores verdes e azul para a realização das pinturas. Mesmo que em alguns trabalhos do artista ainda se apresentem traços dessas cores, as grandes obras de Yuan são monocromáticas em tons amendoados e pretos utilizando a técnica shan shui – técnica destinada a representar locais imaginários ou com características ilusórias, altamente detalhada e produzida apenas por artistas da corte.
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Neve sobre o topo das montanhas - Dong Yuan, (Wikicommons).
Suas pinturas se distinguem pelo contorno arredondado, pinceladas longas e suaves com aplicações de fino equilíbrio perfeito da gestualidade que resulta na tinta nanquim com a aparência carregada e transparente. Mas a grande inovação de Dong Yuan foi o desenvolvimento da técnica de um misto de pontilhismo e sombreamento que construíam um efeito mais nítido nas paisagens e o uso sofisticado da perspectiva, que proporcionou outras possibilidades para a pintura – incluindo de outros artistas.
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© O Rio - Dong Yuan, (Wikicommons).
Uma de suas obras primas é o trabalho de pintura em seda Os Rios Xiao Xiang, com a requintada técnica de sombreamento e pontilhismo de Dong Yuan e o desenvolvido sentido para criar belas composições. A paisagem serena se agiganta sobre o grupo de pessoas que navegam nos rios e em suas margens. As montanhas criam conjuntos de pirâmides recobertas de arvoredos de folhagens densas e pedras arredondadas. E os desenhos que essas montanhas criam pelas margens dos rios mostram o apurado uso da perspectiva que Yuan faz em seus trabalhos.
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Os Rios Xiao e Xiang (detalhe) (c.950)- Dong Yuan - Museu do Palácio de Pequim, (Wikicommons).
O trabalho distinto criado pelo artista ajudou no desenvolvimento e expansão da pintura tradicional chinesa durante a Dinastia Song – que muitos de nós conhecemos através dos livros – e se tornaria padrão para a pintura em toda a China durante 900 anos. Assim, Dong Yuan se tornou um dos referenciais da paisagem monumental chinesa.
arte, chinesa, Dong, paisagem, perspectiva, pintura, Yuan© Paisagem no estilo Dong Yuan (Dinastia Ming) (1577) - Wen Jia- Kimbell Art Museum, (Wikicommons).


Fonte:http://obviousmag.org/archives/2012/05/a_milenar_arte_chinesa_de_dong_yuan.html

Comentários